Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O Grêmio confirmou o empréstimo do meio-campista uruguaio Felipe Carballo ao New York Red Bulls, da Major League Soccer (MLS), por um período de um ano, com uma cláusula de opção de compra ao término do empréstimo.
Em nota, o clube gaúcho expressou gratidão ao atleta pela dedicação demonstrada durante seu tempo no time e desejou-lhe sucesso em sua nova jornada nos Estados Unidos.
Para a liberação temporária de Carballo, o Grêmio negociou uma taxa de empréstimo de aproximadamente 500 mil dólares (cerca de R$ 2,7 milhões pela cotação atual). Além disso, foi estabelecida uma opção de compra fixada em 5 milhões de dólares (R$ 27,3 milhões), valor do qual será abatido o montante já pago pelo empréstimo.
A transferência do jogador já era antecipada, visto que Carballo havia expressado seu interesse em ser negociado. Anteriormente, houve especulações sobre um possível retorno ao Nacional-URU, clube que demonstrou interesse em recontratar o meio-campista, porém as negociações não progrediram.
Carballo juntou-se ao Grêmio no final de 2022 por uma quantia de 2,5 milhões de dólares, com um contrato vigente até dezembro de 2026. A movimentação faz parte dos ajustes do clube em sua estratégia de gestão de elenco e finanças.