Foto: Divulgação/Ecosul
O fim de semana foi marcado por protestos de produtores rurais no quilômetro 612 da BR-116, na cidade de Arroio Grande. Tanto no sábado (10) quanto no domingo (11) o ato contou com bloqueio na rodovia, feito com tratores estacionados em meio a pista, mas com sistema de pare e siga acompanhado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Ecosul.
A manifestação foi promovido pelo Movimento SOS Agro, que conta com apoio de produtores de diversas partes do Rio Grande do Sul. No ato em questão, os tratores contavam com bandeiras portando o nome de algumas cidades da Zona Sul.
A manifestação reivindica medidas mais robustas do governo federal após a série de eventos climáticos extremos que atingiu o Rio Grande do Sul em abril e maio. Em 31 de julho, foi publicada a Medida Provisória que acena ajuda aos agricultores, entretanto, a publicação ficou aquém do esperado pela Federação da Agricultura do Estado (Farsul), que disse que a medida “não atende todo o problema”, postura apoiada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS).
O texto em questão prevê que o percentual de desconto concedido seja estabelecido por decreto e possa ser condicionado à apresentação de laudo técnico. O texto ainda será analisada pelo Congresso Nacional.
Este abre a possibilidade de desconto nos financiamentos para produtores com perdas em duas faixas: iguais ou superiores a 30% e iguais ou superiores a 60%. Para que o desconto seja acessado, uma comissão está prevista para fazer a análise dos pedidos, verificando também os processos de comprovação das perdas nos casos de danos iguais ou superiores a 60%. Produtores que tiveram prejuízo igual ou superior a 30% deverão ter o percentual declarado validado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável ou colegiado semelhante.