Foto: Agência Brasil
A Sala de Situação do Governo do Estado, emitiu um aviso para baixas nas temperaturas em todo o Rio Grande do Sul. A queda deve ser notada já a partir desta quinta-feira (8) e deve seguir, pelo menos, até o dia 14 deste mês. O aviso é amarelo, logo, trata-se atenção, uma vez que as cores ainda passam por laranjal, em caso de alerta, e, por fim, vermelho, que sinaliza como evento severo.
Segundo o órgão, nesta quinta-feira (8), a massa de ar polar reduz as temperaturas no RS, com mínimas de 5 a 11°C no Oeste, Campanha, Sul, Centro e Missões, e de 12 a 15°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 8 a 14°C. Na sexta-feira (9), o ar polar mantém as temperaturas baixas: mínimas entre 1 e 3°C na Serra, Vales, Norte e Oeste, e 4 a 8°C nas outras regiões. Há chance de precipitação invernal na Serra e Sul, com possibilidade de neve à noite. Rajadas de vento entre 50 e 80 km/h aumentam a sensação de frio.
Na madrugada de sábado (10), o frio e chuviscos podem causar neve na Serra. Pela manhã, mínimas variam de -1 a 4°C na maioria das regiões, e de 5 a 11°C no Leste, Litoral e Sul. As máximas ficam entre 10 e 14°C. No domingo (11), a massa polar perde intensidade. As mínimas vão de 2 a 4°C na Serra e de 5 a 10°C nas demais regiões. Geada é possível na Serra. À tarde, as temperaturas variam entre 14 e 18°C.
Na segunda-feira (12), uma nova massa polar reduz as temperaturas, com mínimas de 1 a 5°C, e geada pontual na Serra, Norte, Campanha e Sul. No Litoral e RMPOA, as mínimas ficam entre 6 e 10°C. As máximas variam de 8 a 12°C, abaixo de 6°C nas áreas altas da Serra. Na terça-feira (13), as temperaturas ficam negativas (-4 a 0°C) na Campanha, Sul, Centro, Norte, Vales e Serra, com geada em grande parte do Estado. Nas demais áreas, variam de 1 a 4°C. Máximas ficam entre 8 e 13°C.
Na quarta-feira (14), as mínimas são de 1 a 5°C na maioria das regiões e -1°C na Serra, com chance de geada. Máximas variam de 14 a 18°C. Na quinta-feira (15), as mínimas sobem para 4 a 10°C, e as máximas vão de 16 a 24°C com o enfraquecimento da massa polar.
A Defesa Civil orienta alguns cuidados à população durante as temperaturas mais baixas, especialmente com pessoas vulneráveis: enfermos, idosos, crianças, pessoas em situação de rua e animais domésticos. É aconselhável manter-se agasalhado, evitar locais fechados (com pouca ventilação) ou locais com muita circulação de pessoas. Também é necessário redobrar a higienização das mãos e beber bastante água.