Foto: Divulgação/Portos RS
O primeiro bloco de concessões de arrendamentos portuários de 2024 será realizado no porto do Rio Grande, especificamente pelo terminal RIG 10. O leilão ocorrerá no dia 21 de agosto, na B3 em São Paulo, e incluirá também áreas em Recife (REC08, REC09 e REC10) e no Rio de Janeiro (RDJ06).
Embora o processo de arrendamento estivesse originalmente programado para maio deste ano, a situação de calamidade pública causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul levou ao adiamento do leilão.
Segundo os editais, o investimento total previsto para as cinco áreas é de R$ 78,3 milhões, com R$ 7,8 milhões destinados exclusivamente ao terminal RIG10.
Os terminais serão arrendados por um período máximo de 10 anos, em um modelo simplificado, sem possibilidade de prorrogação. Esses arrendamentos têm o objetivo de expandir a atividade logística para o escoamento de produtos agrícolas e promover o desenvolvimento econômico nas regiões portuárias, além de melhorar a infraestrutura dos terminais e criar novos postos de trabalho.