Foto: Divulgação/Luiz Eduardo Selbach
Rodrigo Mann Schaidt, um jovem estudante do Rio Grande do Sul, garantiu uma medalha de bronze na prestigiada 38ª China Adolescents Science & Technology Innovation Contest (Castic), realizada de 25 a 29 de julho em Tianjin, China. Schaidt, de 19 anos, destacou-se como o único brasileiro no evento que reúne talentosos jovens cientistas de todo o mundo.
Aluno do curso Técnico em Eletrônica na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Schaidt teeve sua participação no Castic viabilizada após vencer o Prêmio Killing de Tecnologia durante a Mostratec, uma mostra internacional de ciência e tecnologia realizada em Novo Hamburgo.
No concurso, Schaidt apresentou o projeto “SinaPort: Software de tradução de Libras para português utilizando redes neurais”, orientado pelo professor Marcio Leandro Souza Momberger. O projeto surgiu da necessidade de melhorar a comunicação para um colega surdo, desafiando a unidirecionalidade dos softwares existentes que traduzem do português para Libras.
Schaidt desenvolveu um sistema que treina redes neurais para reconhecer e traduzir sinais de Libras em palavras em português, focando inicialmente em cinco sinais básicos como “usar”, “obrigado” e “oi”. O sistema utiliza métodos avançados de modelagem para otimizar a precisão das traduções.
A Castic deste ano teve a participação de 633 projetos de jovens cientistas de 21 países, incluindo Austrália, Brasil, China, Japão, e muitos outros. A competição é uma plataforma para que estudantes de todo o mundo possam mostrar seus projetos inovadores e contribuir para o avanço da ciência e tecnologia global.