Foto: Reprodução
Nesta semana a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Visa/SMS), em conjunto com a Inspetoria Veterinária Estadual, Polícia Civil e Brigada Militar, vistoriou seis estabelecimentos comerciais de carnes e derivados, em diferentes pontos de Pelotas, com vistas a combater o comércio irregular e o abigeato. Em um deles, que não teve seu nome divulgado, a operação resultou na autuação e apreensão de cerca de 150 quilos de produtos.
“As atividades de fiscalização são feitas com o objetivo de checar a adoção de boas práticas para armazenagem e manipulação das carnes e derivados, as condições higiênico-sanitárias do estabelecimento, validades e, também, a comprovação da procedência, para afastar a possibilidade do crime de abigeato e a comercialização clandestina”, afirma o servidor da Visa, Sidnei Louro Jorge Júnior.
A carne e os derivados apreendidos em um dos açougues vistoriados, segundo a Vigilância Sanitária, não se apresentavam em estado garantido para consumo. É obrigatório que o comerciante adote as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para assegurar a saúde do consumidor.
A equipe da Visa/SMS afirma que retornará, nos próximos dias, a um dos estabelecimentos inspecionados, acompanhada de profissionais do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural, para vistoria, avaliação e orientações acerca da comercialização dos produtos no local.