Foto: Divulgação/Governo RS
A Capital Porto Alegre enfrenta um aumento significativo nos casos de dengue, com 9.888 infecções confirmadas de janeiro a julho deste ano, segundo informações divulgadas pela Diretoria de Vigilância em Saúde da capital. Os dados, que refletem o acumulado até a semana epidemiológica 28, encerrada em 13 de julho, também mostram que nove mortes pela doença foram registradas na cidade durante este período.
Dentre os casos confirmados, 9.188 são autóctones, indicando que a transmissão ocorreu localmente, sem que os pacientes tenham viajado. Há ainda 392 casos importados e 308 com local de infecção indeterminado. Desde o início do ano, a cidade contabilizou 35.837 notificações suspeitas de dengue.
Comparando com o mesmo período de 2023, houve um aumento expressivo de 171% nos casos confirmados de dengue. No ano anterior, até a semana 28, Porto Alegre tinha registrado 3.646 casos confirmados e quatro óbitos relacionados à doença.
A maior incidência de casos em 2024 ocorre entre mulheres de 21 a 30 anos. Os sintomas mais comuns relatados incluem febre, dor de cabeça e muscular. De acordo com dados da prefeitura, a dengue já foi registrada em todos os bairros da cidade neste ano, evidenciando a ampla dispersão do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.