Foto: Michel Corvello/Ascom
O prazo para as prefeituras do Rio Grande do Sul cadastrarem novas famílias no Auxílio Reconstrução foi prorrogado até 26 de julho. Com isso, a Prefeitura de Pelotas emitiu comunicado para que as famílias enquadradas nos critérios do programa do governo federal procurem a Ouvidoria Municipal afim de realizar seu cadastro – caso ainda não tenha sido feito – ou realizar correções.
Vale lembrar que cabe as prefeituras incluirem online os dados das famílias desalojadas ou desabrigadas no site do Auxílio Reconstrução , na parte destinada ao gestor municipal.
A família que cumprir o requisito de local de residência inundada terá direito ao pagamento dos R$ 5,1 mil mesmo que o beneficiário seja titular de outros benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, ou previdenciários do governo federal, estadual ou municipal. O mesmo vale para quem estiver recebendo parcelas do Seguro-Desemprego.
Após análise das informações do sistema, a pessoa indicada como responsável familiar deve confirmar as informações no mesmo site e aceitar o termo de que as informações são verdadeiras. A pessoa cadastrada deve ter acesso ao portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Na sequência, a Caixa Econômica Federal é avisada e libera o depósito em conta da própria instituição, em nome do responsável familiar cadastrado. Por isso, não há necessidade de se deslocar até uma agência bancária.
Em Pelotas, a prefeitura orienta a população a procurar a Ouvidoria, que fica no saguão do Paço Municipal, na Praça Coronel Pedro Osório, 101. O atendimento ocorre de segunda a sexta, entre 9h e 16h.