Foto: Pexels
Pelotas está ampliando seus serviços de saúde pública com a inclusão da cirurgia bariátrica no portfólio de procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital São Francisco de Paula (HUSFP) será o responsável por realizar essas operações, o que tornou-se possível após a instituição ter recebido o credenciamento necessário da Secretaria Municipal de Saúde e do Ministério da Saúde. Segundo a prefeitura, a previsão é de que a primeira cirurgia ocorra até agosto.
Conforme O Bairrista noticiou no início deste mês, recentemente foram adquiridos, com os recursos emenda impositiva do ano de 2023, encaminhada pelo vereador Barriga (União Brasil), no valor de R$ 56.400,00, os itens necessários para a realização deste tipo de procedimento. Entre eles estão: monitores multiparâmetros, central de monitoramento, cadeiras de rodas, macas fixas e de transporte, balança antropométrica, cadeiras de recepção, cadeiras de banho e escadas de três degraus.
Conforme a diretora de Atenção Especializada e Hospitalar da Secretaria de Saúde de Pelotas, Caroline Hofmann, Pelotas tem atualmente 417 pacientes na fila de espera, sendo elas do município e da região. “É um serviço de extrema relevância pois agora vamos conseguir dar assistência para esses pacientes que estavam desassistidos na nossa rede porque estavam há muito tempo aguardando para irem a Porto Alegre. Agora Pelotas passa a ser a referência neste serviço para toda a região” destacou.
Ainda segundo a pasta, neste primeiro momento, 15 pacientes já estão em acompanhamento e preparação para o procedimento de gastroplastia.