Foto: Giulian Serafim/PMPA
A Fraport, administradora do Aeroporto Salgado Filho, tem uma informação prévia que a maior parte da pista necessitará de reconstrução, confirmando as expectativas iniciais da administradora. Resultados parciais das análises de solo já foram recebidos das empresas responsáveis pelos estudos, com a previsão de entrega do laudo completo até a próxima segunda-feira (15).
Se os procedimentos prosseguirem conforme planejado, a Fraport espera concluir as obras antes do final deste ano. Durante os reparos, considera-se a possibilidade de não iniciar imediatamente os trabalhos em parte da pista, o que poderia viabilizar a retomada de pousos no aeroporto.
Nesse cenário, a Fraport se organiza para que o Aeroporto Salgado Filho possa operar voos entre outubro e dezembro. Todavia, algumas condições ainda precisam ser definidas e serão discutidas em uma reunião na próxima terça-feira.
O terminal está fechado desde o dia 3 de maio devido à enchente. No entanto, a Fraport planeja retomar as operações de embarque e desembarque no Salgado Filho já na próxima segunda-feira, enquanto os voos continuarão sendo desviados para a Base Aérea de Canoas. Os postos de atendimento das companhias aéreas no Park Shopping Canoas serão desativados.