Defesa Civil confirma 182 mortes por conta das enchentes no RS; 31 seguem desaparecidos

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

A Defesa Civil Estadual divulgou um novo balanço nesta segunda-feira (8), confirmando que o número de mortes causadas pelas enchentes de maio no Rio Grande do Sul subiu para 182, com dois novos óbitos registrados em Cruzeiro do Sul e Estrela. As identidades das vítimas ainda estão sendo confirmadas.

O relatório atualizado revela também que 31 pessoas continuam desaparecidas após a catástrofe. Até o momento, o desastre afetou 478 municípios e impactou diretamente 2.398.255 pessoas, deixando 806 feridos.

Durante uma cerimônia de entrega de equipamentos agrícolas em Porto Alegre, o ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, destacou que o governo federal já concedeu auxílio a 274 mil famílias gaúchas para ajudá-las a reconstruir suas vidas. “Esses recursos são fundamentais para o recomeço dos afetados”, enfatizou Pimenta.

Adicionalmente, o prefeito Sebastião Melo anunciou a extensão da isenção na conta de água por mais um mês para os moradores de Porto Alegre afetados pelas enchentes. A renovação desse benefício é resultado de um acordo entre o Ministério Público do Rio Grande do Sul, a Defensoria Pública do Estado, o Departamento Municipal de Água e Esgoto e o Município de Porto Alegre.