Foto: Pexels
O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) está buscando voluntárias para um estudo sobre a saúde da mulher, focado em mulheres pré, peri e pós-menopausa. A pesquisa, liderada pelo pesquisador Augusto Schneider e as doutorandas Fabíola Goettems e Ediana Nietzke, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos (PPGNA) da UFPel.
O mutirão de coleta de dados ocorrerá neste sábado (6), das 7h às 10h, no Laboratório de Análises Clínicas do HE-UFPel, na Rua Professor Araújo, 433. Mulheres entre 18 e 60 anos, não grávidas e em jejum, estão convidadas a participar. A pesquisa precisa de mais 100 voluntárias para completar o número de participantes.
O estudo busca entender as mudanças metabólicas e emocionais nas diferentes fases da menopausa. As participantes terão seus marcadores sanguíneos analisados e responderão a questionários sobre sua saúde emocional. Essa pesquisa é essencial para identificar problemas e desenvolver soluções para a saúde da mulher.
A chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa do HE-UFPel, Rosiane Martins, destacou a relevância das pesquisas científicas para o desenvolvimento da sociedade e a tomada de decisões baseadas em evidências. Nos últimos cinco anos, o HE-UFPel desenvolveu mais de 200 projetos de pesquisa, com 84 atualmente ativos.
Os resultados do estudo poderão melhorar a compreensão dos efeitos da menopausa na saúde das mulheres, ajudando a identificar predisposições para doenças crônicas como diabetes, hipertensão e câncer de mama. Além disso, podem contribuir para o desenvolvimento de tratamentos e acompanhamento das mulheres pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A pesquisa aborda a saúde da mulher na menopausa, analisando as mudanças hormonais e bioquímicas que podem afetar o metabolismo, o sono e a saúde mental”, explicou a doutoranda Ediana Nietzke.