Foto: Divulgação/Metsul
Uma intensa massa de ar frio de origem polar está prevista para impactar a região sul do Brasil neste fim de semana, trazendo um declínio ainda maior nas temperaturas. Segundo a MetSul, o frio trará geada generalizada no Rio Grande do Sul e poderá afetar centenas de cidades.
Este fenômeno é descrito como uma incursão de ar frio com trajetória continental, avançando pelo interior do continente e afetando uma vasta área da América do Sul. Este evento marca a chegada da massa de ar frio mais intensa no Brasil neste ano e representa a primeira grande incursão de ar gelado deste inverno.
Com a movimentação de áreas de baixa pressão no Atlântico Sul, o ar gelado do sul do continente está sendo impulsionado para o norte, alcançando latitudes médias e avançando em direção ao território brasileiro. A chegada deste ar frio está prevista para este fim de semana e deve provocar uma queda ainda mais acentuada das temperaturas.
Atualmente, o frio já é sentido no sul do Brasil, com mínimas registradas de 1,6ºC em Quaraí e Vacaria, 2,0ºC em Ausentes e 3,0ºC em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. A previsão é que as temperaturas caiam drasticamente no sábado, com as mínimas ocorrendo no final do dia conforme o ar polar avança.
As madrugadas de domingo e segunda-feira devem registrar mínimas negativas ou próximas de 0ºC na maioria das cidades gaúchas, com o domingo sendo o dia mais frio para a maior parte dos municípios. Marcações de até -7ºC são esperadas nas baixadas dos Campos de Cima da Serra, e temperaturas entre -3ºC e 0ºC na maioria das localidades da Serra Gaúcha.