Foto: Divulgação/Governo do RS
O primeiro Centro Humanitário de Acolhimento (CHA) em Canoas, batizado de Recomeço, está programado para ser inaugurado nesta quinta-feira (4). O evento contará com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador e coordenador do projeto, Gabriel Souza, além de secretários de Estado, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e representantes de entidades parceiras e empresas doadoras.
Localizado próximo à refinaria Refap, o centro é uma resposta do governo estadual e municipal para atender às necessidades da população local afetada por recentes crises. Roberto Tejadas, secretário de Apoio à Reconstrução de Canoas, informou que inicialmente, o espaço acolherá cerca de 300 pessoas, com planos de expandir a capacidade para 650.
“Estamos preparados para expandir para uma segunda fase, caso seja necessário, onde o segundo centro, localizado no Centro Olímpico Municipal, poderá abrigar até 800 pessoas”, acrescentou Tejadas. A expectativa é que esta nova unidade seja aberta até a primeira quinzena do mês.
O centro foi equipado com 200 unidades habitacionais fornecidas pela Agência da ONU para Refugiados (Acnur), cuja montagem da infraestrutura já foi concluída.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Canoas é responsável pela seleção e triagem das famílias que serão acomodadas no local, dando prioridade a pessoas que atualmente estão em abrigos institucionais ou com familiares e amigos, devido à inviabilidade de suas moradias anteriores.
“O processo de seleção foi rigoroso, envolvendo um questionário desenvolvido pelo governo do Estado em conjunto com a prefeitura, focando nos indivíduos mais vulneráveis e aqueles que não têm condições de retornar às suas casas originais”, explicou Tejadas.