Foto: Divulgação/UFPel
Em assembleia realizada nesta sexta-feira (28), professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aprovaram a decisão de finalizar a greve, que já dura 70 dias. A decisão se dá um dia após governo federal e entidades representativas de docentes e de técnicos-administrativos das universidades públicas e institutos federais de educação assinarem um acordo. A decisão foi comunicada pela Associação dos Docentes da UFPel e do IFSul-CaVG (ADUFPel).
Segundo a ADUFPel, os professores ainda votaram por uma data para retorno das atividades acadêmicas, firmando assim para o dia 8 de julho. Tal decisão vai de encontro com a volta às aulas da FURG e IFRS – Campus Rio Grande. Vale ressaltar que o IFSul anunciou nesta semana o retorno de suas aulas no dia 1º de julho.
Sobre o calendário acadêmico, a UFPel afirma que, uma vez que a data seja definida de retorno, o Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) poderá elaborar um plano de recuperação das aulas que não foram ministradas.