Eleições 2024: Pelo menos seis nomes já aparecem na disputa pela prefeitura de Pelotas

Foto: Reprodução

Há menos de trinta dias do período que marca o começo das convenções partidárias, que visa oficializar os nomes dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores nas eleições 2024, o cenário eleitoral em Pelotas, que antes ainda era muito incerto, começa a tomar forma. Ao contrário das eleições de 2020, onde Pelotas teve onze postulantes ao cargo de prefeito, o pleito de outubro não deve ter mais do que seis candidaturas, tendo em vista as articulações feitas por dirigentes partidários.

O PSDB, partido da prefeita Paula Mascarenhas, lançou o nome do empresário Fernando Estima para defender o legado dos tucanos, que governam a cidade nos últimos doze anos. Estima já tem indicativo de apoio do Cidadania, União Brasil, PSD, Podemos, Solidariedade e Republicanos. A vaga de vice ainda está em aberto, porém deve ser preenchida pelo União Brasil. Maíra Lessa, presidente do partido, e Michele Alsina, ex-presidente do SANEP, são as mais cotadas para vaga.

O PT, que encabeça a Federação Brasil da Esperança junto com PC do B e PV, já lançou o nome do ex-prefeito e ex-deputado federal, Fernando Marroni. Apostando na experiência do ex-prefeito, o PT tem conversas adiantadas com o Avante e o PSOL, que neste ano não deverá lançar candidatura a prefeito. O PT também mantém conversas abertas com o PSB, que também já recebeu convite para integrar a candidatura de Estima.

O PV, partido integrante da Federação, anunciou que lançará um nome para disputar a vaga na convenção.

Debruçado no legado do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL lançou o nome do empresário Marciano Perondi ao Paço Municipal. Perondi já tem o indicativo de receber apoio do Novo e PRD, na primeira eleição em que disputará.

O PDT lançou o nome de seu presidente, o advogado Reginaldo Bacci. O mesmo, que já concorreu à vice-prefeito em 2012, confirma que mantém conversas em aberto com outros partidos para que componham a coligação que sustentará sua candidatura.

Ex-prefeitos tentam voltar ao cargo

Dois ex-prefeitos colocaram-se à disposição de seus partidos para tentarem voltar à cadeira em que já ocuparam: Fetter Jr (PP) e Irajá Rodrigues (MDB). Porém, em ambos os casos, os lançamentos não foram através de seus partidos, e sim deles próprios, com o apoio de simpatizantes.

Prefeito por duas oportunidades nas décadas de 70 e 90, Irajá tem parcela considerável do partido apoiando sua volta, e apresenta-se como o pré-candidato do partido. Por outro lado, o MDB possui cargos importantes no governo municipal, e outra ala defende o ingresso na chapa governista desde o primeiro turno.

Fetter Jr, que se elegeu vice-prefeito em 2004, assumiu a prefeitura em 2006, logo do afastamento do ex-prefeito Bernardo de Souza. Reelegeu-se em 2008, e ficou na terceira colocação nas eleições de 2020. Em recente reunião do diretório municipal, ele se posicionou abertamente para uma nova candidatura, e se colocou à disposição do partido. Outrossim, mesmo que tenha recebido simpatia de muitos correligionários, existe ala no PP que prefere indicar apoio à chapa de Fernando Estima.

Convenções

O período oficial designado pela justiça eleitoral para a confirmação de candidaturas vai de 20 de julho até o dia 5 de agosto. Após esse período, os partidos encaminham as deliberações para a justiça eleitoral, para que as candidaturas sejam oficializadas.