Foto: Gustavo Vara/ASCOM
A Faculdade Anhanguera de Pelotas, através do seu curso de Psicologia, está disponibilizando atendimentos psicológicos gratuitos para militares envolvidos nas operações de resgate das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, bem como para seus familiares.
Os atendimentos acontecem semanalmente na sede da Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Sul (ASPRA), com sessões nas manhãs de terça-feira e nas tardes de quinta e sexta-feira. Sob a coordenação e supervisão técnica da psicóloga Cynthia Yurgel, coordenadora do curso de psicologia da instituição, os serviços oferecidos incluem avaliação e intervenção para identificar sinais de trauma, ansiedade, depressão, além de fornecer apoio emocional, fortalecer a resiliência e garantir acessibilidade.
Cynthia destaca a importância do suporte emocional para os profissionais que estão na linha de frente da tragédia, observando que muitos podem estar enfrentando transtornos de estresse pós-traumático (TEPT). Os atendimentos visam criar um ambiente seguro para que militares e seus familiares possam expressar seus sentimentos e desenvolver estratégias de enfrentamento, facilitando a reintegração social e o retorno à vida cotidiana.
A psicóloga indica que esses atendimentos continuarão por tempo indeterminado para atender às necessidades emergentes dessa crise.