Foto: Reprodução
Na terça-feira (18), o atacado Vantajão situado na zona norte de Porto Alegre foi sancionado com uma multa após ser flagrado vendendo produtos que foram submersos durante recentes enchentes. A ação ocorreu após uma batida de fiscalização do Procon da Capital, atendendo a uma solicitação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que recebeu denúncias sobre o ocorrido.
O Vantajão localizado na rua Viléla Taváres no bairro São João, recebeu os fiscais que observaram funcionários limpando itens danificados pela água para posterior venda. Dentre os produtos retirados das prateleiras estavam potes de doce de leite, latas de ervilha, pêssegos em calda e cervejas.
Rafael Gonçalves, diretor do Procon Municipal, relatou o encontro de embalagens em condições inadequadas, algumas danificadas e outras até perfuradas. Em resposta, o Procon emitiu um auto de infração e aplicou uma multa ao atacado.
O Ministério Público enfatiza que a venda de alimentos e produtos que tiveram contato com água contaminada de enchentes é proibida, devido aos riscos que podem apresentar à saúde pública. Gonçalves destacou que a fiscalização continuará sendo estendida a outros comércios na região.
Para os consumidores em Porto Alegre que desejam fazer denúncias, o Procon disponibiliza um canal direto via WhatsApp do 156. Basta adicionar o número (51) 3433-0156 ao aplicativo, enviar uma mensagem e selecionar a opção 2 para reportar irregularidades.