Foto: Fernando Dias/Ascom Seapi
A segunda edição do Concurso Árvores Gigantes foi oficialmente lançada na última quarta-feira (5) na Universidade de Passo Fundo (UPF). Este ano, o concurso foca em identificar o maior exemplar da erva-mate (Ilex paraguariensis), árvore símbolo do Rio Grande do Sul.
O objetivo desta competição é encontrar o maior exemplar de várias espécies nativas do estado, consideradas essenciais para a preservação da fauna silvestre. Na edição anterior, a espécie em destaque foi a araucária. Jaime Martinez, coordenador do evento e professor de Silvicultura da UPF, salienta que o propósito é realçar a relevância dos ambientes florestais.
“Optamos por destacar uma espécie por ano, visando estimular o interesse e a curiosidade acerca dessas árvores, além de fomentar a valorização das florestas entre proprietários de terras e as comunidades em geral,” explicou Martinez.
Devido às enchentes recentes no estado, as atividades deste ano se limitarão à promoção do concurso e à identificação das árvores participantes. O vencedor, possuidor do maior pé de erva-mate, será anunciado em 21 de setembro, durante as comemorações do Dia da Árvore.
A Universidade de Passo Fundo é a principal organizadora do evento, que também conta com a colaboração de diversas instituições, incluindo a Emater/RS-Ascar, a prefeitura de Passo Fundo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Cotrijal, a Coprel, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, e a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.