Foto: arquivo Secom/UFRGS
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) anunciou na terça-feira (4) o lançamento do programa “Auxílio Emergencial Calamidade RS”. Destinado a estudantes de graduação afetados pelas recentes enchentes, o programa oferece auxílio financeiro de R$ 400 mensais durante três meses, somando um total de R$ 1.200 por beneficiário.
Os interessados têm até o dia 16 de junho para se inscreverem. Para ser elegível, o aluno deve estar matriculado na UFRGS e ter sofrido danos materiais significativos em sua moradia devido a alagamentos, deslizamentos ou destelhamentos.
Importante destacar que o auxílio está disponível para todos os estudantes impactados, independentemente de já serem beneficiários de outros programas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).
Um levantamento realizado pela universidade indicou que dos 25.481 alunos matriculados em cursos de graduação, 2.220 foram diretamente afetados pelas inundações, o que corresponde a 8,7% do corpo estudantil.
A pesquisa também revelou que 828 alunos enfrentam dificuldades de acesso à alimentação, 734 perderam mobiliário e 434 tiveram suas residências comprometidas.
Além dos danos materiais, muitos alunos relataram a falta de serviços básicos como água potável, internet e energia elétrica por períodos prolongados. Em resposta aos impactos das enchentes, as aulas na UFRGS foram suspensas até pelo menos 15 de junho.
Os resultados da seleção para o auxílio emergencial serão anunciados no dia 4 de julho, e os pagamentos estão programados para começar até o dia 12 do mesmo mês. Detalhes adicionais e critérios de elegibilidade podem ser consultados na página da Prae.