Foto: Reprodução
Após uma intensa briga generalizada no último domingo (2) no Estádio Centenário, durante o jogo entre Caxias e Figueirense pela Série C do Campeonato Brasileiro, o Grená emitiu um comunicado oficial falando sobre o fato. O incidente, que envolveu torcedores de ambos os clubes, levou à detenção de 40 torcedores do Figueirense e 11 do Caxias, conforme reportado pelo jornal Pioneiro. Todos foram identificados pela polícia e liberados posteriormente.
O conflito ocorreu na divisória entre as torcidas, onde apenas três seguranças particulares estavam presentes, e não havia policiamento. Felizmente, não houve feridos. A briga começou depois de um torcedor do Figueirense fazer gestos debochando da recente tragédia de enchentes no Rio Grande do Sul, o que intensificou os ânimos no local.
O Caxias condenou veementemente a violência e os gestos insensíveis, destacando que a segurança providenciada estava de acordo com o número de espectadores e seguia as normas vigentes. Em resposta a críticas do Figueirense sobre a organização do evento, o Grená afirmou que a segurança era adequada. Além disso, o clube da Serra informou que os torcedores envolvidos na confusão foram identificados e afastados do quadro social.
Confira os pronunciamentos
“O Figueirense FC SAF lamenta os episódios de violência ocorridos neste domingo (02) nas arquibancadas do Estádio Centenário, em Caxias do Sul-RS, por ocasião da partida entre SER Caxias x Figueirense FC SAF, válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro – Série C. O Figueirense não compactua com atitudes agressivas de qualquer natureza, seja ela praticada por qualquer lado. Lamentamos ainda, a notória incapacidade técnica e operacional da referida praça esportiva no que tange salvaguardar a integridade dos torcedores visitantes, a grande maioria formada por famílias de SC. Era nítido que a falta de um cordão de isolamento mais robusto e de maior número de seguranças, poderia facilitar atos violentos e/ou revides, já que o clima se que se apresentava nas arquibancadas, por parte das torcidas organizadas das duas equipes, não era amistoso.“
“O Caxias vem a público repudiar todos os atos de violência que ocorreram no Estádio Centenário, no último domingo, em partida entre Caxias e Figueirense. O clube lamenta profundamente os gestos produzidos por torcedor visitante em alusão a trágica enchente ocorrida no Rio Grande do Sul e toda a sequência de atos violentos. O clube ressalta que a segurança do Estádio estava adequada conforme número de pessoas presentes no evento, seguindo diretrizes e normas vigentes”, declarou o Caxias, que completou anunciando que os torcedores envolvidos foram identificados e afastados do quadro social“