Foto: Divulgação / Sabesp
Na tarde desta sexta-feira (31), duas novas bombas flutuantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) entraram em operação no bairro Mathias Velho, localizado na região metropolitana de Porto Alegre.
Esses dispositivos são fundamentais para facilitar o escoamento das águas acumuladas. Segundo informações da prefeitura local, está prevista a ativação de mais dois equipamentos até o término do dia.
As bombas, posicionadas próximas à rua Curitiba no dique do bairro, cada uma com cerca de 10 toneladas, têm a capacidade de remover 2,5 mil litros de água por segundo. A água coletada é então conduzida através de tubulações diretamente para o Rio dos Sinos.
Embora os equipamentos tenham sido instalados na quinta-feira (30), a operação só foi iniciada na sexta-feira devido aos trabalhos necessários para o fechamento do dique. Com a instalação dessas duas unidades, o número total de bombas flutuantes em uso em Canoas chega a oito, sendo que quatro já estão operando no bairro Rio Branco, outro ponto severamente afetado pelas recentes enchentes.