Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
O governo do Rio Grande do Sul confirmou, através de uma nota técnica emitida nesta terça-feira (28), que a nova estação de medição instalada nas proximidades da Usina do Gasômetro não está no mesmo local da antiga régua, situada no Cais Mauá, que foi destruída pela enchente em 2 de maio.
O documento detalha que a nova cota de inundação para a Estação Gasômetro é de 3m60cm.
A nova régua, localizada a cerca de 2,5 quilômetros ao sul da posição original, foi instalada emergencialmente em 3 de maio, devido à destruição da estrutura anterior pelo avanço das águas. O governo estadual explicou que houve necessidade de alterar o ponto de medição devido às condições técnicas e de acesso no novo local.
De acordo com o documento, as novas referências de alerta e inundação para a estação Usina do Gasômetro foram estabelecidas em 3m15cm e 3m60cm, respectivamente. A nota também esclarece que a mudança no equipamento resultou em uma alteração nos níveis de medição, que não foram inicialmente comunicados de maneira clara à população.
A medição do nível do Guaíba é historicamente realizada pelo governo do estado na área central do Cais Mauá, sendo essa estação conhecida como “Cais Mauá – C6”.