Foto: Gustavo Garbino/PMPA
Após atingir níveis críticos, o Guaíba deve manter uma tendência de redução nos próximos dias, de acordo com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (IPH). A previsão indica que, apesar da recessão da cheia, os níveis ainda estarão elevados e a descida será lenta, influenciada pelos volumes de água provenientes das chuvas recentes.
Atualmente, o Guaíba registra um nível de aproximadamente 3,95 metros, tendo alcançado um pico de 5,35 metros no dia 5. Durante a última semana, houve uma diminuição gradual, com alguns episódios de elevação temporária causados por ventos fortes do sul, que provocaram represamento da água.
Na sexta-feira passada, o nível do Guaíba subiu significativamente, mais de 40 centímetros, chegando a 4,32 metros devido ao impacto do vento sul. No entanto, com a diminuição desses ventos, o nível reduziu cerca de 15 centímetros nas últimas 24 horas.
O IPH monitora de perto a situação e expressa preocupação com a velocidade e duração da descida do nível da água, que ainda pode ser afetada por novos ventos e chuvas na bacia.