Foto: Divulgação/Esquadrão Pampa
A Base Aérea de Canoas, localizada a pouco mais de 10 km do Aeroporto Salgado Filho, começou a receber voos comerciais nesta segunda-feira (27). O Aeroporto Salgado Filho, principal ponto de entrada aérea da capital, foi fechado por tempo indeterminado devido às enchentes que assolaram parte do Estado.
A Base Aérea é um dos nove aeródromos escolhidos pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para absorver parte dos voos.
O primeiro voo comercial aterrissou no aeródromo militar de Canoas às 8h04, vindo do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e decolou às 10 horas rumo a São Paulo com 176 passageiros a bordo de um Airbus A320 operado pela Latam. Inicialmente, estão programados 5 voos diários e 35 voos semanais.
Os procedimentos de embarque e desembarque ocorrem no terminal ParkShopping Canoas, situado a aproximadamente 3,4 km da Base. Os passageiros são transportados de ônibus até as aeronaves. Fabricio Cardoso, diretor de Operações da Fraport, destacou o início das operações como um marco para a retomada dos voos comerciais, conectando novamente o estado do Rio Grande do Sul com o resto do Brasil.
“Ficamos cerca de 23 dias sem atender aeronaves e passageiros. Hoje iniciamos esta operação pioneira na aviação brasileira com apoio da Base Aérea de Canoas. Até agora, tudo ocorreu dentro da normalidade,” disse Cardoso.
O embarque e desembarque de passageiros são realizados no Terminal ParkShopping Canoas, no piso L2 do empreendimento, acessível pela entrada B (Av. Farroupilha, 4545). O terminal foi equipado com áreas para check-in, despacho de bagagem e embarque, além de equipamentos de raio-X e detectores de metais para a inspeção de passageiros e bagagens de mão, supervisionados pela Polícia Federal.
Os passageiros devem chegar ao Terminal ParkShopping 3 horas antes do voo, de onde são encaminhados para a sala de embarque e posteriormente transportados à Base Aérea de Canoas.