Foto: Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas
As enchentes no Rio Grande do Sul estão longe do fim. Na Região Sul, a Lagoa dos Patos está se mantendo nos mesmos níveis que os vistos desde o início do deságue do Guaíba, entretanto, em Pelotas a situação é delicada por conta da alta no nível do São Gonçalo. A última atualização, emitida pela prefeitura da cidade às 12h, apontou que o Canal bateu seu recorde, 3,03 metros.
Através de uma live nas redes sociais, a prefeita Paula Mascarenhas afirmou que as perspectivas são consideradas negativas para esta segunda (27) e terça-feira (28) por conta da previsão de chuva. Além disso, existe a indicação da presença de vento Leste, que empurra a água da Lagoa dos Patos para dentro de cidades costeiras, como Pelotas, São Lourenço do Sul e Rio Grande, entre outras.
A chefe do Executivo afirmou ainda que algumas medidas estão sendo realizadas no Laranjal, área mais atingida da cidade. Segundo ela, durante o sábado (25), quando a Lagoa recuou, a prefeitura abriu um canal na areia da praia para escoar a água, além de realizar a instalação de quatro bombas. No entanto, o vento mudou e foi preciso interromper o trabalho, pois com os canais subindo, não teria para onde vazar a água.
Entre os alertas, a prefeita disse que não é momento de relaxar, pelo contrário, é agir com precaução, responsabilidade. Quem estiver em área de risco, vá para casa de parentes ou nos abrigos, onde há vagas, pois ainda enfrentam mais dois dias de crise climática“, ressaltou.