Foto: Divulgação/Vaticano News
O Papa Francisco anunciou na última quinta-feira (23) o reconhecimento do segundo milagre de Carlo Acutis, elevando-o de beato a santo da Igreja Católica. Carlo, que faleceu aos 15 anos devido a uma leucemia, era conhecido por seu trabalho de evangelização na internet, ganhando os apelidos de “influenciador de Deus” e “padroeiro da internet”.
Para que uma pessoa seja canonizada, é necessário o reconhecimento de dois milagres. No caso de Carlo Acutis, o segundo milagre aconteceu na Itália e envolveu a cura de uma jovem que havia sofrido um acidente. O primeiro milagre reconhecido ocorreu em Campo Grande (MS), no Brasil, onde um menino doente foi curado após tocar uma peça de roupa com o sangue de Carlo.
De acordo com a imprensa oficial do Vaticano, o segundo milagre de Carlo está relacionado a uma mulher da Costa Rica, Liliana, que visitou a igreja onde o corpo do santo repousa desde 8 de julho de 2022. Ela rezou pela recuperação de sua filha Valeria, que havia sofrido traumatismo craniano após um acidente de bicicleta.
Valeria, que vive em Florença, na Itália, precisou passar por uma cirurgia craniana de alto risco. Durante a peregrinação de Liliana em Assis, ela recebeu a notícia de que Valeria havia começado a respirar espontaneamente e, no dia seguinte, estava se movendo e recuperando a fala.
Em 18 de julho, a hemorragia de Valeria havia desaparecido e, em 11 de agosto, ela já estava em processo de reabilitação. O progresso foi tão rápido que, em 2 de setembro, Liliana e Valeria fizeram uma peregrinação para agradecer pela intercessão do santo.
Carlo Acutis, agora oficialmente canonizado, continua a inspirar muitos com sua vida de fé e devoção.