Foto: Mauricio Toretto/Secom
O governo do Rio Grande do Sul, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPRS) e o Grupo Innova Steel, anunciou a construção de 538 residências definitivas para as famílias afetadas pelas enchentes. A iniciativa foi divulgada pelo governador Eduardo Leite durante uma coletiva de imprensa em Estrela, nesta quinta-feira (23).
O projeto, que abrange os vales do Taquari, Rio Pardo, Caí e Paranhana, incluirá 300 moradias financiadas pelo programa “A Casa é Sua – Calamidade“. Estas casas serão distribuídas entre os municípios de Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Santa Teresa e Venâncio Aires, com um investimento de R$ 41,8 milhões do tesouro estadual. Adicionalmente, a empresa KMB de Gravataí contribuirá com 15 moradias doadas.
As novas residências, de 44 metros quadrados, serão construídas em um prazo de até quatro meses a partir do início da preparação dos terrenos. O convênio com o MPRS também possibilitará a construção de 38 casas em Arroio do Meio, financiadas pelo Fundo de Reconstrução de Bens Lesados.
Por parte da iniciativa privada, o Grupo Innova vai oferecer 200 casas adicionais nos municípios de Cruzeiro do Sul, Igrejinha e São Sebastião do Caí. Estas unidades, construídas com a tecnologia steel frame, possuem 36 metros quadrados e contêm dois quartos, sala e cozinha conjugadas e um banheiro.
Este é apenas o primeiro passo de um plano mais amplo, que inclui uma segunda fase do programa estadual prevendo até 2.500 novas moradias em uma futura licitação, com casas de 50 metros quadrados.