Foto: Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo
O Rio Grande do Sul enfrenta um cenário devastador em decorrência das recentes enchentes, com a Defesa Civil atualizando o número de fatalidades para 155 nesta manhã de sábado (18). Apesar de uma leve redução no número de desaparecidos para 94, mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pelas inundações em todo o estado.
Atualmente, existem mais de 540 mil pessoas desalojadas, e aproximadamente 77 mil estão acomodadas em abrigos distribuídos por diversas regiões. O total de municípios impactados permanece em 461, com 806 pessoas feridas registradas até o momento.
Além do impacto humano, as equipes de resgate conseguiram salvar mais de 82 mil pessoas e aproximadamente 12 mil animais das áreas inundadas.
Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), os níveis dos rios começaram a recuar em alguns locais. Especificamente, o rio Guaíba apresenta uma tendência de queda pelo quarto dia consecutivo. De acordo com a última medição feita pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema-RS) às 8h15, o nível do rio estava em 4,53 metros, indicando uma possível estabilização das condições no futuro próximo.