Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu Jean Paul Prates da presidência da Petrobras. Magda Chambriard é prevista para assumir o cargo, segundo informações ela já teria aceitado o convite para liderar a estatal.
Prates, que estava enfrentando instabilidade no cargo há alguns meses, foi informado sobre sua demissão na noite desta terça-feira (14). Durante sua gestão, ele passou por uma crise marcante na empresa, principalmente após o Conselho de Administração optar por reter os lucros extraordinários obtidos pela Petrobras, ao invés de distribuí-los imediatamente aos acionistas.
Embora o, agora ex-presidente, tenha solicitado sua saída, a data para a decisão formal do Conselho de Administração sobre a substituição ainda não foi definida. Esta mudança de liderança na Petrobras marca um novo capítulo para a companhia em meio a ajustes internos e desafios estratégicos.
Magda Chambriard, que assumirá o posto, tem experiência prévia como diretora-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) durante o governo de Dilma Rousseff (PT).