Foto: Reprodução/Youtube
Renato Borghetti, renomado músico gaúcho, regravou a icônica música “Merceditas“, um clássico do tradicionalismo do Rio Grande do Sul, como parte de uma campanha para arrecadar fundos e recursos em auxílio às vítimas das recentes enchentes no estado. A iniciativa é uma colaboração com o Instituto Playing for Change Brasil, uma entidade que apoia a educação musical em comunidades desfavorecidas.
A gravação ocorreu na sede do Projeto Fábrica de Gaiteiros, em Barra do Ribeiro, uma das localidades impactadas pelas chuvas. Borghetti, que também é o criador do projeto, expressou sua crença no poder da música.
“Acredito que o mundo sem música seria um erro. Ela interfere, influencia e aproxima a vida das pessoas de forma mágica e tenho certeza que neste momento difícil que o Rio Grande do Sul está passando não será diferente. Por meio da música iremos nos unir e reconstruir nosso Estado”, disse
Para contribuir com as vítimas das enchentes, o Instituto Playing for Change Brasil, juntamente com seus parceiros, já arrecadou 22 toneladas de medicamentos, além de três toneladas de fraldas, água potável, itens de higiene, kits de primeiros socorros, luvas de látex, colares cervicais, quatro aparelhos de pressão arterial, dois desfibriladores, 960 lanternas e baterias.
Além disso, a organização providenciou um caminhão carregado com 35 mil litros de querosene, destinado ao combustível de aeronaves, e um gerador elétrico de quatro toneladas, visando apoiar as necessidades logísticas urgentes na região afetada.