Foto: Reprodução
O canal São Gonçalo, crucial para a conexão entre a Lagoa Mirim e a Lagoa dos Patos em Pelotas, registrou na noite de domingo (12) um nível de água de 2,88 metros, igualando o recorde da grande enchente de 1941. Diante deste cenário alarmante, a prefeitura de Pelotas emitiu um alerta urgente para evacuação imediata das áreas adjacentes ao canal.
Paula Mascarenhas, prefeita da cidade, comunicou que a situação é extremamente crítica e que se espera um aumento no nível das águas, que pode chegar a 3,30 metros nos próximos dias.
“Estamos no momento mais delicado, com previsão de que o pico da enchente ocorra entre segunda e quarta-feira,” destacou a prefeita. Ela também mencionou que a maré está subindo, o que contribui para o aumento do nível da água.
Estudos realizados pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) indicam que a intensificação dos ventos nos próximos dias poderá dificultar a drenagem das águas do canal. Apesar da elevação substancial do nível da água, a prefeita está confiante de que os diques da cidade suportarão a pressão da enchente.
Entre as áreas onde a prefeitura solicitou evacuação estão: Laranjal, Z3, Vila da Palha, Cruzeiro, Recanto de Portugal, Marina Ilha Verde, Charqueadas, Umuharama, Estrada do Engenho, Lagos de São Gonçalo, Parque Una, Navegantes, Ambrósio Perret, Mário Meneghetti, Balsa, Fátima, Vilage Center da Jk de Oliveira, Doquinhas, Quadrado, Ceval, Mauá, Loteamento Osório, Pântano e Simões Lopes. A população dessas áreas é aconselhada a procurar locais seguros imediatamente, em resposta ao risco crescente de enchentes.