Trecho que conecta São Leopoldo e Novo Hamburgo na BR-116 é liberado

Foto: Digue Cardoso / Prefeitura de São Leopoldo

Após um período de interdição devido às enchentes, o trecho da BR-116 que cruza a ponte do Rio dos Sinos foi reaberto ao tráfego neste sábado (11), reconectando as duas principais cidades do Vale do Sinos: São Leopoldo e Novo Hamburgo. O fechamento anterior ocorreu devido a uma enchente histórica que afetou a região, causando alagamentos significativos.

Para os veículos que se dirigem do interior para a capital, o tráfego na rodovia foi normalizado até a ponte, permitindo a passagem sem a necessidade de rotas alternativas. Contudo, alguns desvios ainda são necessários devido ao nível de água que inundou a região. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o comunicado da prefeitura, os motoristas devem cruzar a ponte e seguir pelo trecho aterrado até o final da Avenida João Corrêa antes de retornar à rota original.

No sentido oposto, de Porto Alegre para o interior, o tráfego também está normalizado, com fluxo direto pela pista da BR-116 após o viaduto sobre a João Corrêa. Nos últimos dias, operações de drenagem e limpeza foram executadas para permitir a liberação do tráfego.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) continua avaliando as condições de um ponto de alagamento próximo à churrascaria Passoquinha, que pode afetar o trânsito no sentido interior-capital. A situação é monitorada constantemente para decidir sobre a liberação ou restrição do acesso.