Foto: Alex Rocha/PMPA
Na zona Norte de Porto Alegre, um centro de saúde temporário para animais resgatados das enchentes foi estabelecido sob o Viaduto José Eduardo Utzig, localizado na Avenida Benjamin Constant. O local foi equipado com veterinários voluntários que proporcionam cuidados médicos e abrigo para os pets afetados pelo desastre natural.
No centro, uma variedade de animais, incluindo gatos, cachorros e papagaios, são acolhidos e submetidos a uma triagem inicial. Aqueles que não possuem donos identificados são encaminhados para organizações não-governamentais dedicadas ao bem-estar animal.
Em entrevista para o Correio do Povo, Camila Dolejal, uma veterinária de 28 anos, relata que mais de mil animais já foram tratados na instalação provisória.
“Muitos são resgatados após recebermos solicitações dos tutores, que nos fornecem os endereços. Vamos de barco até o local para buscar os pets, realizamos uma avaliação inicial e, os que não têm donos, são direcionados para ONGs parceiras”, explica.
Este centro de saúde é uma resposta crítica às necessidades urgentes dos animais deslocados pelas recentes inundações, garantindo que recebam o cuidado e o suporte necessários durante este período desafiador.