Foto: Divulgação/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta terça-feira (7), dois alertas de tempestade para diferentes regiões do Rio Grande do Sul. O alerta vermelho, indicando grande perigo, aplica-se ao extremo sul do estado, enquanto o alerta laranja, que denota perigo, cobre áreas do sul, Campanha, Centro e Fronteira Oeste.
O alerta vermelho, que permanece em vigor até às 10h de quarta-feira (8), afeta 20 municípios, incluindo Chuí, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. O Inmet prevê chuvas intensas que podem superar 100 milímetros em 24 horas, potencialmente excedendo as médias mensais normais dessas regiões. Por exemplo, Santa Vitória do Palmar normalmente recebe 119,2mm em maio, enquanto Rio Grande tem uma média de 112mm.
Essa tempestade pode trazer ventos extremos, com rajadas superando os 100 km/h, além de possibilidade de granizo, danos a construções, interrupções de energia, prejuízos a culturas agrícolas, queda de árvores, inundações e impactos significativos ao tráfego rodoviário.
O alerta laranja, que se estende até as 12h de quarta-feira, prevê chuvas entre 60mm e 100mm por dia para quase 60 municípios na metade sul do estado. Essa quantidade de chuva se aproxima ou excede as médias climatológicas de maio para muitos desses locais. Por exemplo, Uruguaiana geralmente registra 118,3mm de chuva em maio.
Este alerta também inclui riscos de ventos fortes de até 100 km/h e queda de granizo, afetando municípios como Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Quaraí, Santa Maria, São Lourenço do Sul, Uruguaiana e Tapes.