Canoas estima que 50 mil moradores devem deixar suas residências por risco de inundação

Foto: Divulgação/Metsul

Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, continua enfrentando graves alagamentos devido às cheias dos rios Gravataí, Jacuí e dos Sinos. Autoridades estimam que cerca de 50 mil moradores dos bairros Mathias Velho, Mato Grande, Rio Branco e São Luis precisem evacuar suas residências devido ao risco iminente de inundação.

José Fortunati, secretário-chefe do escritório de resiliência climática de Canoas, em entrevista à Rádio Gaúcha, destacou a urgência da situação, já que as áreas que estão em risco podem sofrer mais inundações nos próximos dias.

Em Mathias Velho, a água já ultrapassou o dique de proteção, avançando apesar das barreiras de sacos de areia, material que já começa a faltar na cidade. A prefeitura solicitou auxílio emergencial ao governo do Estado para obter mais recursos. Em Mato Grande, a situação é tão crítica que apenas barcos conseguem acessar a Praia do Paquetá.

Além disso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Rio Branco teve que transferir pacientes para a UPA Boqueirão devido aos alagamentos. Vias importantes como a avenida Guilherme Schell estão bloqueadas, e há interrupções significativas no viaduto da avenida Mauá, que apresenta alagamentos e rachaduras na pista.