Foto de César Lopes/PMPA
A cidade de Porto Alegre está mobilizada para enfrentar as consequências das chuvas intensas que atingem o Rio Grande do Sul nesta semana. A prefeitura preparou três locais para acolher os desabrigados, com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) registrando 106 pessoas acolhidas nestes centros até a tarde desta quinta-feira (2).
O estado enfrenta um evento climático extremo e histórico, com chuvas contínuas que já causaram inundações em várias áreas, danos significativos à infraestrutura e resultaram em 13 mortes confirmadas. Em resposta ao aumento do nível do Guaíba, que ultrapassou a cota de inundação, a prefeitura fechou as comportas de contenção na Avenida Mauá.
“Renovo o apelo à população: quem puder, fique em casa. Estamos com as equipes nas ruas para acolher aqueles moradores de áreas alagadas ou em risco. Nossa prioridade máxima para salvar vidas”, afirmou o prefeito Sebastião Melo.
Os locais disponibilizados para abrigo são:
- Pepsi On Stage, no bairro Anchieta, com 45 pessoas acolhidas,
- Centro Social Padre Leonardi, no bairro Restinga, com 47 pessoas,
- Clube dos Correios, no bairro Ponta Grossa, com 14 pessoas.
Além dos abrigos, a prefeitura está coletando doações para os afetados pelas chuvas. Os itens mais necessários incluem materiais de cama, produtos de higiene e limpeza, água, copos plásticos e ração para cães e gatos. As doações podem ser entregues no depósito da Defesa Civil municipal, localizado na Rua La Plata, 693, das 9h às 18h desta quinta e sexta-feira.