Foto: Divulgação/CBF
No último sábado (27), o embate entre Bahia e Grêmio continua gerando discussões acaloradas. A Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) anunciou que vai tomar medidas legais contra Jailson Macedo Freitas, atual presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Baiana de Futebol (FBF).
A ANAF decidiu agir após declarações do técnico Renato Portaluppi, do Grêmio, acusando Jailson Freitas de interferir na expulsão do jogador Diego Costa durante a partida. Durante a entrevista coletiva após a derrota por 1 a 0, o treinador expressou sua indignação com a suposta interferência.
Renato afirmou que Jailson, ex-árbitro e atual presidente da comissão de arbitragem da Federação Baiana, teria influenciado a expulsão ao quarto árbitro Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA).
“Retirei o time para evitar mais expulsões. Jailson Macedo Freitas é o diretor de arbitragem da Federação Baiana. Ele estava onde não deveria estar, ao lado do quarto árbitro. O quarto árbitro não viu nada, foi ele (Jailson) quem afirmou que viu Diego dizer algo. Ele estava em um lugar onde não deveria estar, e Diego não disse absolutamente nada. Você quer que eu deixe meus jogadores serem expulsos, ou que eu mesmo seja expulso? Isso é inaceitável“, afirmou Renato.
Em comunicado, assinado por Salmo Valentim, presidente da ANAF, a associação rotula o ato como “extremamente grave”. “Sem autorização para estar no campo de jogo na partida válida pela Série A do Brasileirão, entre Bahia x Grêmio, o diretor de árbitros da Federação Baiana de Futebol, Jailson Macedo Freitas, que acumula o cargo de assessor/analista/delegado da CBF, informou de forma desonesta, ao quarto árbitro, Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho, do estado do Pará, que o atleta gremista Diego Costa deveria ser expulso. Isso além de ferir as regras do jogo serve como base para que o Grêmio entre com um pedido de anulação da partida, expondo ainda mais nossa categoria“, diz a nota.
“A ANAF entrará hoje com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD, pedindo o banimento imediato de Jailson Freitas, do futebol, tendo em vista não só o fato gravíssimo em tela, como também para salvaguardar a arbitragem brasileira que precisa voltar a dar e ter bons exemplos“, finaliza.