Foto: Reprodução
Na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, um homem negro, identificado como Frank Tyson, de 53 anos, morreu enquanto estava sendo abordado pela policia. As câmeras corporais dos policiais registraram o momento em que Tyson repetiu várias vezes “Eu não consigo respirar” enquanto um dos agentes pressionava seu pescoço com o joelho.
O caso aconteceu em 18 de abril, mas foi divulgado na quinta-feira (25) através das imagens da câmera corporal.
De acordo com a mídia dos EUA, a polícia chegou ao local para atender um acidente de carro, mas encontrou apenas um veículo vazio. Uma pessoa que passava indicou um bar de veteranos de guerra como o local onde o motorista poderia estar.
Segundo a CBS, a pessoa envolvida, Tyson, tinha sido libertada da prisão recentemente, em 6 de abril, após cumprir 24 anos por um caso de sequestro e roubo. Logo em seguida, ele foi listado como violador de liberdade condicional por não relatar à justiça.
Curiosamente, esta não é a primeira vez que ocorre algo parecido no Estados Unidos. Em 2014, Eric Garner, outro homem negro, também morreu após ser detido em Nova York e declarar que não conseguia respirar.
Outro caso que ganhou repercussão mundial foi de George Floyd, que morreu sufocado ao ser imobilizado pelo policial Derek Chauvin em Minneapolis.
A morte de Floyd desencadeou uma nova onda de protestos. A frase “I can’t breathe” (“Eu não consigo respirar”), tornou-se um símbolo nos movimentos que combatem os abusos policiais contra a população negra, como o Black Lives Matter.