Foto: Divulgação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o Rio Grande do Sul, indicando perigo de chuvas intensas e ventos costeiros. O aviso é válido até a tarde de terça-feira (16).
Todo o estado está sob alerta devido às chuvas, que podem atingir de 50 a 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos entre 60 e 100 km/h. Isso aumenta o risco de cortes de energia, queda de árvores, alagamentos e raios.
Na região, Uruguaiana pode registrar até 148 milímetros de chuva, quase toda a média de abril, que é de 162 milímetros. Em Alegrete e Quaraí, são esperados 132 milímetros. Já em Porto Alegre, prevê-se um acumulado de 74 milímetros, aproximadamente dois terços da média mensal de abril, que é de 114 milímetros.
O alerta de ventos costeiros abrange toda a costa do estado, entre Chuí e Torres, alertando para a possibilidade de movimentação de dunas sobre construções na orla.
Enquanto isso, em Santa Catarina, a chuva já causou estragos na Grande Florianópolis, deixando algumas cidades e moradores isolados. Em Palhoça, grandes pedras caíram sobre a BR-101, bloqueando a rodovia.