Foto: Reprodução
A Meta, empresa-mãe do Instagram, anunciou nesta quinta-feira (11) novas medidas para proteger os usuários menores da plataforma contra chantagens envolvendo fotos íntimas. Uma nova função será implementada para desfocar automaticamente “nudes” recebidos em mensagens diretas de contas de menores.
Capucine Tuffier, responsável pela proteção à infância da Meta na França, explicou que essa função ajudará a evitar exposição indesejada a conteúdos íntimos, dando ao destinatário a opção de ver ou não a imagem.
Além disso, tanto o remetente quanto o destinatário dessas imagens receberão mensagens educativas sobre os riscos da chantagem com fotos íntimas, também conhecida como “sextorsão”. O objetivo é dissuadir a criação e o envio desse tipo de conteúdo.
A Meta também utilizará ferramentas de inteligência artificial para identificar possíveis fontes de chantagem. Contas suspeitas terão suas interações com usuários menores limitadas, como restrições em mensagens privadas, acesso reduzido à lista de seguidores de menores e invisibilidade nas buscas.
Além disso, a Meta alertará os jovens usuários sobre possíveis chantagistas e fornecerá recursos de suporte, como o site “Stop Sextortion” e linhas telefônicas de apoio.
Essas medidas serão testadas em países da América Central e América Latina a partir de maio, antes de serem implementadas globalmente nos próximos meses.