Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Passo de Torres
O prazo para a entrega da ponte pênsil entre Torres, no Litoral Norte, e Passo de Torres, em Santa Catarina, foi adiado. Inicialmente prevista para este sábado (6), o tempo estimado foi estendido por mais oito meses, agora previsto para 31 de dezembro.
A prefeitura de Passo de Torres e a empresa responsável pela reforma concordaram em um termo aditivo na segunda-feira (1°), pela mudança. A construção teve início em outubro do ano passado.
O principal motivo do atraso foi a descoberta de uma fissura entre as escadas de acesso e a plataforma de entrada da ponte. A prefeitura de Passo de Torres, responsável pela obra, emitiu uma nota com esclarecimentos do engenheiro responsável, informando que o problema ocorreu devido a uma junta de dilatação entre as duas estruturas, que foram construídas separadamente.
O engenheiro assegurou que apenas o reboco foi afetado e será restaurado nos próximos dias.
Ademais, devido aos cabos que sustentam a ponte ainda não estarem totalmente esticados, ela está mais baixa, o que resultou em contato de embarcações com a estrutura. A nota da prefeitura reconhece que os danos foram acentuados devido a esse fato.
A prefeitura afirma que não houve dano substancial na ponte e que toda a estrutura passará por um “rigoroso processo de inspeção” antes da liberação para o público.
Durante o Carnaval de 2023, a antiga estrutura do local se rompeu causando a queda de dezenas de pessoas. Um jovem de 20 anos se afogou e perdeu a vida, tendo seu corpo encontrado apenas dois dias após o ocorrido. As demais pessoas tiveram apenas ferimentos leves.