Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O jornalista Andrey Raychtock apresentou uma história inusitada no X (antigo Twitter), no qual aponta que o treinador de futebol, Vagner Mancini edita sua própria página na Wikipedia.
A partir de registros na enciclopédia virtual, o jornalista identificou uma solicitação de edição com a seguinte observação: “Comecei a carreira no Paulista de Jundiaí, JAMAIS dirigi o Sãocarlense, do qual fui atleta em 1999“. O fato de o texto estar redigido em primeira pessoa sugere que realmente foi Mancini quem pediu a correção.
Com isso, o jornalista Pedro Petrucci, do GZH, entrou em contato com o comandante, que confirmou ser ele mesmo o responsável por sua página na Wikipédia.
“Eu tentei editar duas vezes, pois ali consta que comecei a minha carreira como treinador em 1999, no Grêmio Sãocarlense, mas isso é mentira. Eu iniciei em 2004, como treinador do Paulista de Jundiaí”, disse Vagner Mancini.
De fato, o treinador solicitou uma correção à Wikipedia, mas não foi atendido. Na página sobre ele, ainda consta que o atual comandante do Ceará iniciou a carreira de técnico no Sãocarlense, apesar de Mancini afirmar que foi no Paulista, cinco anos depois.
“Enviei meus documentos para a Wikipédia, me identifiquei, solicitei a alteração e foi autorizada, mas não foi efetivada”, seguiu.
Andrey Raychtock já estava com essa dúvida desde 2015, quando trabalhou no canal Esporte Interativo e acessou a página de Vagner Mancini na Wikipedia para obter informações para uma pauta. Mais tarde, ele decidiu se aprofundar no ocorrido.