EPTC – Porto Alegre/Reprodução
Um vendaval assolou várias regiões do Rio Grande do Sul durante a madrugada desta quinta-feira, 21, registrando ventos que ultrapassaram os 140 km/h em alguns locais. Em Soledade, os ventos atingiram impressionantes 142 km/h, enquanto em Cruz Alta alcançaram 140 km/h.
Outras cidades também sentiram os efeitos da tempestade: Jaguarão registrou ventos de 125 km/h, Rio Grande 114 km/h, Capão do Leão 110 km/h e São Borja 107 km/h. São Luiz Gonzaga e Santa Maria tiveram marcas de 91 km/h, e em Canguçu e Porto Alegre, os ventos chegaram a 90 km/h.
Além dos fortes ventos, chuvas intensas também foram registradas. Em Jaguarão, os acumulados atingiram entre 117 mm e 131 mm, enquanto Arroio Grande registrou 81,6 mm, marcando os maiores volumes de chuva no Estado nas últimas 24 horas.
Os danos causados pelo vendaval deixaram mais de 1,1 milhão de clientes sem energia elétrica, com 752 mil na área da CEEE Equatorial e 419 mil na área da RGE Energia. Porto Alegre também foi afetada, com dezenas de cruzamentos sem sinaleiras devido à falta de energia, além de quedas de árvores que causaram problemas em algumas vias.
09h11 – 🚨 Avenida Anita Garibaldi bloqueada devido a queda de árvore entre Bordini e Lucas de Oliveira. Agentes da #EPTC orientam a circulação no local pic.twitter.com/7Q1fW725Fh
— EPTC – Porto Alegre (@EPTC_POA) March 21, 2024
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) mobilizou equipes para lidar com a situação, acionando a CEEE para restabelecer a energia nos locais afetados. Ainda não foram registrados pontos com acúmulo de água ou alagamento, mas a fiscalização e monitoramento das áreas de risco continuam sendo prioridades.