Foto: Alex Rocha/PMPA
Durante a limpeza e manutenção do espelho d’água do Parque da Redenção, conduzida pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) de Porto Alegre nos dias 19 e 20 de março, um fato inusitado ganhou destaque: a presença de cágados no local, usualmente encontrados em outros lagos do parque.
O esvaziamento do espelho d’água, uma prática recorrente para manutenção, revelou que alguns desses répteis haviam migrado para o local por conta própria, saindo dos ambientes habituais como o lago dos pedalinhos e o lago do Buda.
A descoberta preocupou transeuntes devido às altas temperaturas previstas para a capital gaúcha, com máximas podendo atingir 35°C e sensação térmica de até 41°C.
Os répteis foram realocando-os no lago dos pedalinhos, seu habitat usual, conforme informou um homem que estava fazendo a manutenção do local. “Considero a Redenção o meu pátio. Estamos fazendo o mínimo, que é salvar esses animais. Valeu o meu dia, missão cumprida“, celebrou Cláudio Antônio Machado após o resgate.
A SMSUrb assegura que quando cágados são encontrados fora de seus habitats naturais dentro do parque, a equipe os transfere para um dos lagos adequados. A secretaria prevê que os trabalhos de limpeza e manutenção do espelho d’água sejam concluídos em um dia e meio.