Reprodução
De acordo com um comunicado do Bird Studio, o criador da série de estrondoso sucesso global Dragon Ball, Akira Toriyama, morreu dia primeiro de março devido a um hematoma subdural agudo. Segue o comunicado na íntegra:
“Caros amigos e parceiros, É com profunda tristeza que informamos que o criador de mangá Akira Toriyama faleceu em 1º de março devido a um hematoma subdural agudo. Ele tinha 68 anos de idade. É com grande pesar que percebemos que ele ainda tinha várias obras em andamento, com grande entusiasmo. Além disso, havia muitas outras coisas para conquistar. No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue sendo amado por todos por muito tempo. Informamos esta triste notícia com gratidão por sua gentileza durante sua vida. O enterro foi realizado com sua família e poucos parentes. Seguindo seus desejos de tranquilidade, informamos respeitosamente que não aceitaremos flores, presentes de condolências, visitas, oferendas e outros. Também pedimos que se abstenham de realizar entrevistas com sua família. O plano futuro para uma reunião em sua memória ainda não foi decidido. Informaremos quando for confirmado. Agradecemos profundamente a compreensão e o apoio de vocês, como sempre. 8 de março de 2024 BIRD STUDIO CAPSULE CORPORATION TOKYO”
A carreira de Akira Toriyama começou com a série de mangá Dr. Slump, lançada em 1980, antes de alcançar um sucesso ainda maior com Dragon Ball em 1984. Dragon Ball não só se tornou um dos mangás mais vendidos de todos os tempos, mas também inspirou várias séries de anime, filmes, videogames e uma vasta gama de produtos. A série segue as aventuras de Goku desde a infância até a vida adulta enquanto ele treina em artes marciais e explora o mundo em busca das esferas do dragão, que concedem desejos.
O impacto cultural de Dragon Ball é imenso, influenciando gerações de fãs e criadores de conteúdo em todo o mundo. A série é creditada por popularizar o gênero shonen (mangá e anime voltado para jovens do sexo masculino) fora do Japão, com seu mix de ação intensa, desenvolvimento de personagens carismáticos e histórias que mesclam humor, emoção e valores como amizade, perseverança e superação de limites.
Além de Dragon Ball, Toriyama trabalhou como designer de personagens para jogos de videogame aclamados, como a série Dragon Quest e Chrono Trigger, deixando sua marca também na indústria de jogos.
Aqui o anúncio na conta oficial do Dragon Ball no X: