Foto: Alex Rocha/PMPA
A partir deste sábado (9), a população de Porto Alegre poderá desfrutar novamente das quadras de vôlei de praia, beach tennis, futevôlei e da pracinha de areia no trecho 3 da orla do Guaíba, após um período de interdição devido a contaminações.
As enchentes ocorridas no segundo semestre de 2023 resultaram na presença do verme Strongyloides stercoralis e ovos de Taenia sp na areia desses locais, levando à necessidade de uma avaliação rigorosa da segurança para o público.
A Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), anunciou a reabertura após receber um laudo favorável da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
Este laudo, fundamentado em análises de quatro laboratórios distintos da Unisinos, indicou a ausência de larvas e ovos dos parasitas nas áreas analisadas, além de não identificar riscos relacionados a coliformes totais, Escherichia coli ou bactérias mesófilas aeróbias.
A conclusão dos especialistas sugere que as quadras experimentaram uma descontaminação natural, eliminando a necessidade de substituição da areia ou do uso de agentes químicos para erradicação dos parasitas. Com isso, a comunidade esportiva e os frequentadores podem retomar as atividades de lazer e esportes de areia com segurança.
Para organizar o uso desses espaços, a prefeitura disponibiliza o agendamento por meio do aplicativo 156+POA, facilitando o acesso e a gestão das quadras.