Foto: Divulgação/Polícia Civil
Uma mulher, que não teve seu nome divulgado pelas autoridades, foi presa em flagrante nesta terça-feira (27) em Taquara, na Região Metropolitana, por operar um lar de idosos sem autorização. Segundo a Polícia Civil, ela foi autuada por maus-tratos e retenção de documentos. A casa foi interditada pela Vigilância Sanitária. A informação inicial foi divulgada pelo portal G1.
De acordo com o delegado Valeriano Garcia Neto, que liderou a fiscalização, três idosos, com idades entre 60 e 86 anos, foram resgatados em condições precárias. Um deles vivia há 14 anos no local. Eles serão encaminhados para o setor de assistência social do município. Segundo ele, “os ambientes são inadequados e insalubres” e colocam em risco a saúde e a vida dos internos. Além disso, está sendo investigada uma possível irregularidade no acesso a medicamentos controlados pela responsável do local.
A Vigilância Sanitária informou que o lar de idosos já estava sendo monitorado pelas autoridades. A proprietária recebeu um prazo para regularizar a situação e obter as documentações necessárias, mas não o fez. A intervenção policial ocorreu após uma denúncia anônima.