Foto: Divulgação/ PATRAM Tramandaí
Uma baleia cachalote-pigmeu foi encontrada morta na terça-feira (20) em Tramandaí, no litoral norte do estado, após esforços para salvá-la. O mamífero, que havia sido avistado por banhistas em estado debilitado na praia de Imbé na segunda-feira (19), encalhou próximo à guarita 137 e, apesar das tentativas de resgate por parte dos bombeiros e do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (1ºBABM), não sobreviveu.
O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Juares Matias, comandante da Patrulha Ambiental de Tramandaí, relatou que, mesmo após ser levada para além das ondas com o auxílio de um barco, a baleia retornou à praia e faleceu antes da meia-noite. Para a remoção, foi necessário o uso de uma retroescavadeira, transportando o animal até o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da UFRGS para investigação da causa da morte.
Análises preliminares indicaram que se tratava de uma fêmea jovem, medindo 2m45cm de comprimento. Inicialmente identificada como cachalote-anão, uma avaliação morfológica mais detalhada corrigiu a classificação para baleia cachalote-pigmeu.