Foto: Bibiana Ribeiro Mendes/Prefeitura de Caxias do Sul
Caxias do Sul se prepara para a abertura da 34ª edição da Festa Nacional da Uva nesta quinta-feira (15), marcando o início de um evento histórico que visa redescobrir sua identidade após desafios significativos nas últimas décadas. A cerimônia de abertura, reservada para convidados e autoridades, precederá a abertura ao público na sexta-feira (16).
Após enfrentar a crise econômica, quebras de safra e os obstáculos da pandemia de COVID-19, a festa deste ano, sob o tema “Caminhos e Lugares”, pretende homenagear os 150 anos da imigração italiana na região, previstos para 2025. Os desfiles cênicos na Rua Sinimbu, envolvendo mais de 1.300 pessoas, prometem reviver o sonho dos primeiros imigrantes em busca da “cucagna”.
Cristina Nora Calcagnotto, secretária municipal da Cultura, destaca que a festa tem o objetivo de celebrar a rica herança multicultural de Caxias, influenciada pela imigração italiana. Além disso, a festa prestará homenagem ao Monumento Nacional ao Imigrante, que celebra 70 anos.
Com uma expectativa de meio milhão de visitantes até 3 de março, o evento promete ser um ponto de encontro para apreciadores de gastronomia, cultura e entretenimento. Fernando Bertotto, presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, enfatiza a importância do retorno dos turistas, especialmente após as restrições da pandemia.
Informações úteis para os visitantes:
- Evento: Festa Nacional da Uva 2024
- Datas: De 15 de fevereiro a 3 de março, com acesso ao público a partir de 16 de fevereiro
- Horários: Variações diárias, com horários estendidos nos finais de semana
- Ingressos: R$ 20 com meia-entrada disponível; dias gratuitos em 19 e 26 de fevereiro
- Estacionamento: Tarifas fixas para diferentes tipos de veículos